Departamentos:

sábado, 1 de julho de 2006

A Novidade

Há 20 anos atrás, enquanto eu nascia, Bi Ribeiro, João Barone e Herbert Viana se encontravam "Nas Nuvens" a fim de produzir, em minha modesta opinião, sua mais célebre obra. Alguns meses depois, quando eu tinha alguns meses, Os Paralamas do Sucesso lançavam a pergunta:
- "Selvagem?"
A resposta vinha dentro, em canções como Alagados, A Novidade, Teerã, Selvagem (sem interrogação), Melô do Marinheiro, There's a Party e mais algumas, sendo o todo 11. Versos como "ó mundo tão desigual, tudo tão desigual, de um lado esse carnaval, do outro a fome total" vinham mostrar a realidade de um Brasil agora distante. Hoje em dia muita coisa mudou: o Brasil foi tetra e foi penta, Collor entrou e saiu, FHC entrou, ficou, mas também saiu e Luís Inácio (não presente em Selvagem?) finalmente conseguiu. Hoje em dia, versos como "a esperança não vem do mar/nem das antenas de Tv/a arte de viver na fé/só não se sabe fé em quê" não fazem mais sentido pra mim. Mas há 20 anos... quanto tempo! Tempo em que a polícia, o governo, a cidade e os negros apresentavam suas armas. Mas hoje... bons tempos. Não temos mais que nos preocupar com as crianças de Teerã e o único verso que talvez ainda faça sentido seja "there's a party and they feel so fine", esquecendo o complemento: "when they're havin' fun/ I sit and eat and watch TV". Festa por festa, hoje, eu fico com a Festa no Apê.

Canção: Alagados
Compositores: Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone
Grupo: Os Paralamas do Sucesso
CD: Selvagem? (1986)

Nenhum comentário: